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A escola possui 8 kits educacionais que durante muito anos foram utilizados. O Kit possui vários dispositivos de entrada, os sensores: toque, intensidade luminosa, temperatura. E dispositivos de saída: 3 motores e uma lâmpada.
Com essa plataforma iniciei meu aprendizado com a robótica educacional. O kit é muito bom e vem acompanhado de difersas revistas que ajudam a elaborar projetos e a compreender o mecanismo de funcionamento do bloco programável. Com esse kit é possível participar de vários enventos, competições e atividades relacionadas ao universo da robótica educacional, como por exemplo a FLL.
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Uma questão importante também é o fato de ser um produto comercial limitado ao uso de seus próprios suprimentos. Como minha intenção ao assumir a robótica educacional na escola era de usar sucata e materail reciclado comecei a procurar alternativas.
A primeira coisa que fiz foi pesquisar e estudar sobre eletrônica básica e, nesta pesquisa e pela conversa que tive com alguns colegas, me deparei com o ARDUINO. Neste meio tempo surgiu uma oportunidade maravilhosa para aprender e colocar em prática uma montagem com Arduíno, foi lançado no Desafio Marista uma categoria específica de Robótica Livre.
Saiba mais sobre Robótica Livre:
O Desafio Marista de Robótica livre me estimulou (e também estimulou a equipe que coordenava) a desvelar o caminho para entender o funcionamento do Arduíno, e o melhor é que receberíamos um treinamento para nivelar possíveis dúvidas antes da competição e receberíamos uma montagem pronta para ser programada. Antes do desafio contruímos nossa própria montagem que foi testada.
No desafio tínhamos um percurso para percorrer com o robô onde deveriam ser utilizados dispositivos que reagissem ao meio, identificando um túnel e uma rampa com 20º de inclinação.
Acima o desenho do trajeto do Desafio de Robótica Livre
Na próxima postagem descreverei melhor a montagem!
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